quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Adeus ZON, olá CLIX?

Sou da opinião que, o melhor modo de ter televisão em casa é por cabo.
No entanto, por cabo, na minha zona só tenho serviço ZON.
Sinto-me tentado a fazer uma asneira, que é ter TV via linha telefónica.
Passo a explicar:

ESTOU FARTO DA ZON!!!

Não pelo serviço, mas sim pela política comercial.
ESTOU FARTO QUE ME TELEFONEM PARA IMPINGIR SERVIÇOS NOVOS!
FARTO!
FARTO!
FARTO!

Como a maioria dos portugueses das gerações mais antigas, iniciei os serviços telefónicos, fixo e móvel, de Internet, e de TV por cabo com o único operador que havia: empresas do grupo PT (Portugal Telecom, os velhinhos TLP).
  • Telefone na PT (nem me lembro desde quando até 2009).
  • Telemóvel na TMN (desde cerca de 1993 até cerca de 2000).
  • Internet na TELEPAC (desde cerca de 1996 até 2007).
  • Televisão na TV CABO (desde que esteve disponível na zona até ???? 2009 ????).

Primeiro, em 1999, foi o telemóvel. Mudei para OPTIMUS.
Em 2007 foi a vez da Internet ADSL com linha analógica. Mudei para NOVIS.
Este ano de 2009 foi a linha fixa RDIS. Mudei para OPTIMUS Negócios. Aproveitei e aderi também à banda larga móvel KANGURU.

Estou a ver que terei de mudar de ZON para CLIX ainda este ano, também.

Quando a PT foi obrigada a separar a TV CABO, e assim dar origem à ZON, pensei que estaria no bom caminho de me ver livre para sempre do grupo PT. Afinal, a TV CABO mudou de nome, mas continua na mesma. Espero que a SONAE compre este nojo de empresa, para ver se a mete na ordem.

Queixas da TV CABO / ZON:
  • Alguns meses após uma mudança de tarifário de Internet, já as facturas andavam com os valores correctos, eis que surge uma factura com duas cobranças de serviços de Internet, uma pelo tarifário actual, outra pelo antigo. Facturação duplicada, portanto. A confusão que foi para resolver um problema tão óbvio, só um perfeito anormal não conseguiria ver que existiam duas facturações do mesmo serviço com tarifários diferentes.
  • Este tarifário, para o qual mudei, só era facturado nos meses em que existisse utilização, porque tinha também uma ligação ADSL da TELEPAC, e era essa a que funcionava 24/24. Passado algum tempo, mudei de casa. Pedido de mudança de morada. Mudança efectuada. Eis que começa a surgir na factura a cobrança da Internet, que não estava a ser usada. A explicação foi «fez um novo contrato», o que gerou nova confusão para que conseguissem compreender que não existia nenhum novo contrato, nem novo tarifário, apenas uma alteração de morada!
  • Agora... agora é esta mania de tentarem, com a regularidade de um relógio suíço, impingir novos canais, Internet, telefone, e telemóvel. Não quero, já disse que não quero, já repeti que não quero, e até já disse que não têm serviços com as características que necessito. Irra! São mais chatos que um prato raso!
  • Uma destas belas chamadas telefónicas (que normalmente têm origem no já famoso número 218627179), onde me tentaram impingir Internet, após a minha explicação técnica sobre as razões pelas quais não estava interessado, o vendedor diz: «Olhe, desculpe perguntar, mas, pelas explicações que deu, é Engº Informático? Talvez me pudesse ajudar... estou a tentar crackar umas redes wireless com o xxxxxxx [nome do programa que não acho boa ideia divulgar], mas não estou a conseguir.»

Queixas da TELEPAC:
  • EM ACTUALIZAÇÃO. Assim que tiver tempo coloco aqui.

Queixas da PT:
  • EM ACTUALIZAÇÃO. Assim que tiver tempo coloco aqui.

Queixas da TMN:
  • Não me recordo de nenhuma.

Outros testemunhos:

Sem comentários:

Enviar um comentário