segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Deco - ProTeste

Mas afinal para que serve a DECO?
Não era suposto ser a Defesa do Consumidor?

Parece que não.
A DECO - PROTESTE usa as mesmas práticas comerciais que é suposto condenar.
A Lei é clara. O princípio da Lei é que os dados pessoais apenas devem ser usados para acções comerciais se for dado o expresso consentimento.

O que a DECO faz é o oposto ao princípio da Lei.
Basta ver os formulários de adesão. O que está por omissão? É o «não desejo ser contactado»? Ou o «desejo ser contactado»?

Pois, adivinharam... É o mesmo de todos os outros formulários de todas as empresas que nos ligam a toda a hora para impingir tudo e um par de botas, e ainda vendem as listas com os nossos dados a terceiros. Ou seja, andam a ganhar dinheiro com os nossos dados pessoais.

Os dois maiores erros da minha vida:

  • Ter sido cliente do grupo PT (e ZON depois da divisão).
  • Ter aderido à DECO - PROTESTE.

Se no primeiro caso ainda se entende, já no segundo caso é injustificável.
A DECO diz ter o princípio da defesa do consumidor. Mas pelos vistos não tem.

Eu deveria ter desconfiado, quando preenchi o formulário de adesão online.
O formulário tinha uma caixa de picagem (não picada por omissão) que dizia algo como:
«Marque esta caixa se não desejar que os seus dados sejam usados para futuras acções comerciais da DECO e de terceiros».

Quando li isto, pensei:
«Até a DECO... Deveria dar o exemplo, mas faz como os outros.»

Na realidade, para cumprir o espírito da Lei, deveriam estar duas caixas (não picadas por omissão) com os textos:

  • «Se desejar receber comunicações com propostas comerciais da DECO, marque esta caixa.»
  • «Se desejar que os seus dados pessoais sejam partilhados com parceiros seleccionados da DECO, para futuras acções comerciais, marque esta caixa.»
Isto sim, seria o correcto.

Mas não só o formulário não estava conforme o espírito da Lei, como passei a receber comunicações comerciais da DECO e de terceiros, APESAR DE TER PICADO A CAIXA MOSTRANDO A MINHA OPOSIÇÃO À RECEPÇÃO DE MENSAGENS COMERCIAIS!!!

E como um mal nunca vem só... eis que a ZON vendeu as suas listas a uma empresa que faz negócio com listas, e a DECO comprou essas listas a essa empresa. Ou seja, a ZON é a única empresa que tem o meu número de telefone como contacto da minha esposa. Eis que a DECO liga para o meu telemóvel para falar com a minha esposa. Coincidência?!?! Não!!! A ZON vendeu os meus dados SEM AUTORIZAÇÃO.
E a empresa que os comprou, vendeu-os SEM AUTORIZAÇÃO. E a DECO que os comprou, LIGOU-ME SEM AUTORIZAÇÃO.

Já para não falar nas vezes que a DECO me ligou para vender as suas "belas" revistas.
Ou de quando a DECO "vendeu" o meu endereço de e-mail, e passei a receber SPAM do BBC English, Cartões de Crédito, e outras tretas.
E da morada, que a DECO cedeu às Selecções, e outros, para me entupirem a caixa de correio com lixo.

Bem, há várias soluções:
  • Deixar de ser associado da DECO. Óptima opção. Vou fazer isso. Embora não acabe com a IRRITAÇÃO comercial.
  • Passar a vida a telefonar, enviar e-mails, escrever cartas, e enviar FAX's, a quem me chateia sem autorização para pedir que cumpram a Lei.
  • Ir até ao PORTAL DO CONSUMIDOR preencher uma ficha com os meus dados indicando que não pretendo ser contactado. E quando contactarem, fazer QUEIXA DIRECTA À CNPD!!!
Sem dúvida que isto só lá vai com a CNPD...

Sem comentários:

Enviar um comentário